A primeira arte de uma fanpage quando nos deparamos com uma, é a aparência, se tratando de redes sociais, o visual conta. E, só o visual que devo me preocupar na hora do planejamento, da minha própria página? Não necessariamente, neste artigo vou citar 15 dicas essenciais, que irão poupar tempo e dinheiro, caso pensou em terceirizar a criação. Vamos as 15 dicas!

1 – Capriche na identidade visual

Não coloque fotos e imagens destorcidas e com baixo qualidade. É importante utilizar imagens profissionais e alinhadas com a identidade visual da sua empresa.

Crie um padrão visual nas postagens, seja uma borda com as cores da sua empresa ou um rodapé padrão nas postagens. A dica é ser discreto, não comprometer a qualidade da imagem ao aplicar sua identidade.

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2 – Tenha clareza

Uma das coisas que mais proporcionam clareza ao texto é usar frases curtas. A inimiga número um da clareza é a frase longa. Na internet, é importante evitar frases maiores do que uma linha e meia.

Parágrafos não devem ultrapassar as quatro linhas. Estourando, cinco. O mesmo vale para as palavras: prefira as mais curtas.

3 – Faça um planejamento de conteúdo

Se você já tiver o processo de tomada de decisão e as personas definidas, já pode começar a pensar em uma estratégia de conteúdo para as mídias sociais que contemple todos esses públicos. Pense fora da caixa.

Não se limite a textos escritos! Lembre-se que conteúdo é “informação” e depende da forma que é transmitida. Logo, ele pode ser feito via texto, áudio, vídeo, imagens, infográfico, etc.

4 – Crie metas atingíveis

Ter objetivos claros é fundamental para o sucesso de um planejamento estratégico, afinal de conta, você terá que fazer alguns sacrifícios, abrir mão de alguns hábitos destrutivos hoje para concretizar suas metas.

Feita a sua lista de objetivos e estipulando grau de prioridade para cada um deles, você deve dividi-los em metas de curto, médio e longo prazo, para assim poder se organizar melhor e definir sua estratégia para colocar tudo em prática.

E como funciona?                             

Metas de curto prazo – são aquelas que você pretende realizar em menos de um ano. Por exemplo: reserva de emergência, uma pequena reforma da casa, uma festa de aniversário em buffet etc.

Metas de médio prazo – são os objetivos que você espera concretizar dentro de um a cinco anos. Pode ser a troca do carro, a reforma da casa ou uma viagem ao exterior, por exemplo.

Metas de longo prazo – são aquelas que você imagina realizar em, no minimo, cinco anos. Alguns exemplos: faculdade do filho, compra de um apartamento, recursos para a aposentadoria etc.

A principal vantagem de você especificar suas metas e estabelecer prazos para realizá-las é que consegue, assim, manter seu foco e observar sempre seus resultados. Procure ser bastante claro, conciso e detalhista na hora de definir seus objetivos, para assim traçar uma estratégia eficiente de realização.

5 – Seja claro, conciso e consistente quando fala com o público

A melhor forma de comunicar com o público de forma a gerar bom relacionamento é usar frases curtas e simples. Educar exige repetir muitas vezes as regras.

6 – Seja cativante e comprometido

Evite linguagem sem sentido. Por exemplo, falar em clichês, jargões ou usar palavras “inteligentes” sem seu significado correto transmite falta de ideias originais.

Seja comprometido, termina o que começa e não deixa as coisas pela metade, procura sempre colocar-se no lugar do seu avatar e sentir o que as outras pessoas sentem.

O que é um avatar?

Saber o que é um avatar pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua fanpage. Muita gente não se preocupa em conhecer o seu avatar e oferece conteúdo ou produto para um mercado mais abrangente pensando que está fazendo a coisa certa. Mais não vou me estender no assunto, fica para uma outra oportunidade.

7 – Mostre a Sua Capa

Fará parte da primeira impressão que você deixará para o internauta, então cuide muito bem do design da sua imagem de capa. Uma fanpage de sucesso sem design de capa, simplesmente não é uma opção.

O cabeçalho da sua página Facebook é composto basicamente pelo campo de imagem do perfil e pela imagem de capa. Normalmente se coloca o logo na imagem de perfil.

Já imagem de capa deve ser bem trabalhada para mostrar a personalidade da sua empresa. Deve ser algo bem atraente e representar bem o que se trata o seu negócio.

Use o tamanho adequado. Um tamanho errado poderá resultar numa qualidade baixa da imagem, deixando uma má impressão. Para o melhor resultado use o formato Png

  • Tamanho de imagem de capa: 851×315 pixels
  • Tamanho da imagem do perfil: 180×180 pixels (área visível 160×160 pixels)

Seja criativo. Quanto mais interessante e impactante for sua capa, mais você cativa seus visitantes

Preencha Seus Dados

Parece uma dica evidente, porém muitas empresas esquecem de preencher todos os detalhes do negócio. Cada vez mais as pessoas estão usando o Facebook como ferramenta para localizar produtos e serviços. Portanto preencha todos os campos como telefone, endereço, web site, horário de atendimento etc.

Deixe tudo mastigado para seu cliente em potencial, não espere que ele vá ficar cavando para achar suas informações. Ele não vai. O internauta quer tudo prontinho na mão. Se você não fizer isto e o seu concorrente sim, para onde você acha que seu prospecto irá?

Uma fan page com poucas informações do negócio também passa uma ideia de relaxamento. O internauta irá inferir que se a empresa não se preocupou com os detalhes dela mesma, então menos ainda se preocupará com as necessidades dele.

8 – Crie uma URL personalizada

Assim como registramos um domínio único para nosso site, é importante você ter uma URL personalizada no Facebook. Para garantir sua URL personalizada, é necessário ter no minimo

25 fãs curtindo sua página. Após atingir essa quantidade, acesse o link www.facebook.com/username, verifique a disponibilidade da URL desejada e após confirmação, registre a url.

9 – Construa sua audiência

De nada adianta ficar gerando muito conteúdo para postar se você não possui audiência em sua fan page. Comece gerando conteúdo aos poucos e aumente a frequência quando sua audiência estiver maior.

É importante gerar conteúdo de qualidade e relevante para seu público, isso irá ajudar para ganhar novos fãs.

Invista em campanhas patrocinadas no Facebook Ads, comece com um investimento baixo, porém continuo, segmente bem sua audiência.

É importante conhecer qual é o perfil do seu público e também quais são os gostos deles na rede social, assim você irá gerar uma audiência mais qualificada.

Não compre pacotes de fãs desqualificados de fontes não confiáveis. Você terá a falsa impressão de ter uma grande audiência, porém essa audiência não será engajada com sua empresa e isso irá prejudicar sua fan page.

10 – Se relacione com sua audiência

Não fique apenas fazendo propaganda de seus produtos ou serviços, é importante gerar conteúdo relevante para sua audiência.

Lembre-se que seu público possui problemas e necessidades, procure ouvi-los e ajudá-los com seus problemas e dúvidas.

11 – Entenda o Processo de Tomada de Decisão

O monitoramento irá auxiliar no marketing da sua página a compreender, também, qual caminho o público percorre até decidir comprar. É que cada avatar, geralmente, recorre às redes sociais para tirar dúvidas, pedir indicação de amigos ou expressar sua alegria por ter sido aprovado em um vestibular por exemplo.

Identifique e trabalhe cada fase para aumentar sua conversão”. Com o processo de tomada de decisão do seu prospecto definido, será possível pensar em ações voltadas especificamente para cada fase.

12 – Crie Personas

A criação de personas é uma outra opção que também ajudará você a planejar ações. É que após identificar as fases do processo de decisão, você vai começar a perceber que as características de alguns grupos de prospectos tendem a se repetir. Por exemplo, você vai conseguir observar que as citações que estão na fase de “Reconhecimento de Necessidade” geralmente vêm de jovens, com faixa etária de 16 a 18 anos, que gostam de musica eletrônica e moda. Fazendo esse tipo de identificação das características, anseios e expectativas do seu potencial prospecto, terá mais facilidade de montar um plano de comunicação focado para cada tipo de público. Falaremos sobre como criar personas em uma outra oportunidade.

13 – Defina Objetivos

Qual é o seu objetivo ao utilizar as mídias sociais na sua estratégia de marketing? Trabalhar posicionamento de marca? SAC? Captação de clientes? Isso deve estar claro para toda a equipe de marketing.

14 – Como entreter sua audiência

Entretenimento é você colocar coisas engraçadas, que divertem e estimulam as pessoas a compartilhar, mostrando assim, que elas estão felizes em ver a sua página. Essa é a primeira dica para ter uma fanpage de sucesso.

A ideia é sempre buscar conteúdo atualizado, que prenda a atenção de quem está recebendo, que o público ache relevante a ponto de querer compartilhar com os amigos, preocupando-se também em não se desviar do conceito central do seu negócio. Não esqueça que toda publicação da sua fanpage deve ter uma relação com os temas abordados ali.

15 – Como alimentar a fanpage com conteúdo de qualidade

Alimentar a fanpage exige muita criatividade para manter sempre um conteúdo de qualidade. E te digo que ter criatividade não é algo tão difícil! Exige esforço, mas que você pode dominar bem essa habilidade. Quer saber como? Clica aqui.

Uma recomendação para criar uma fanpage de sucesso é a alimentar o público com a motivação. Frases motivacionais engajam muito as pessoas, inspiram-nas a sair da zona de conforto, a dar o primeiro passo ou até mesmo se reerguer.

Em contra partida, esse é um grande gatilho para sua página por gerar muitas curtidas, comentários e compartilhamentos. Então, é muito importante que você faça postagens motivacionais na sua fanpage.

Breve Resumo

  1. Criar um padrão visual nas postagens
  2. Usar palavras curtas
  3. Especificar metas e estabelecer prazos
  4. Repetir várias vezes
  5. Terminar o que começa
  6. Mostrar personalidade da empresa
  7. Atenção para os detalhes
  8. Personalisar endereço url da empresa
  9. Segmentar o público
  10. Gerar conteúdos relevantes
  11. Identifique e trabalhe cada fase para aumentar sua conversão
  12. Montar um plano de comunicação focado para cada tipo de público
  13. Definir objetivos claros
  14. Buscar conteúdos atualizado para entreter o público
  15. Um grande gatilho para alimentar o público é com a motivação

Espero ter ajudado! E você, o que achou destas 15 dicas? Comente abaixo sua opinião, dúvidas ou sugestões de novos conteúdo. ?

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Um Forte Abraço,

Alan Maiccon

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Alan Maiccon nasceu em Campinas, São Paulo, em 26 de outubro de 1994. Começou sua carreira de escritor aos 22 anos. Freqüentou o Ensino José Maria Matosinho e serviu no exército brasileiro durante o período 2013 – 2014. Começando uma longa carreira no mundo empresarial, fundou a Escola do Legado, e publicou a primeira obra Mudança Sem Pressão. Em 2016, lançou o primeiro de uma série de panfletos sobre autoajuda e desenvolvimento pessoal, usando linguagens de comunicação reiteradas na Programação Neurolinguística (PNL) para ilustrar suas lições. Tais livros são distribuídos em grandes editoras, empresas como Clube de Autores e Amazon, e tornaram-se familiares a milhões de pessoas, o mais famoso sendo – o Poder do legado, do titulo ao conteúdo tornou-se um clássico moderno entre os livros de auto-ajuda.