O mercado de trabalho oferece várias oportunidades, contudo, para você leitor, entrar nele não basta apenas força de vontade, exige-se formação ou qualificação continuada, se puder alinhar essa formação ao uso de tecnologias da informação, com certeza você estará um passo a frente.

O desenvolvimento pessoal por meio da educação não é uma preocupação exclusiva da atualidade, na Grécia, considerada o berço das civilizações o termo “paidagogía”, que origina o termo pedagogia, era uma atividade exercida para conduzir, orientar, ensinar as crianças, os incipientes, noviços aos caminhos do conhecimento.

Uma possibilidade de qualificação na atualidade está na Educação a Distância, um modelo de educação inovador, apesar de já ser praticado há muito tempo, no qual o aluno e estudantes não estão no mesmo ambiente físico, a instrução ocorre por mediação tecnológica. A internet torna-se uma grande aliada nesse processo, permitindo uma qualificação de qualidade e a socialização do conhecimento.

Percebe-se que o ensino a distância é uma das várias formas de se adquirir conhecimentos e agregar capital intelectual, não se deve, entretanto, desprezar os cursos presencias, porém, em uma sociedade em que o tempo é cronometrado para tudo, hora de ir deixar a filha na escola, depois ir ao trabalho, no fim do dia pegar filha na escola, depois fazer compras, e caso sobre tempo, ainda ir à academia, a EAD mostra-se uma alternativa.

As redes sociais detêm um fluxo de informações constantes, as pessoas estão vivendo cada vez mais virtualmente, a sociedade tornou-se líquida, as distâncias se encurtaram, as soluções surgem mais rapidamente, o mundo se encolheu, ao permitir que as pessoas viagem sem sair do lugar, as redes sociais tronaram-se com o uso das tecnologias da informação a melhoria nas relações sociais.

Uma dica importante antes de escolher um curso de qualificação ou formação, é saber se você tem as aptidões vocacionais para aquele curso, daquela área, muitos iniciam uma graduação e não terminam, pare, reflita, levem em consideração não somente o investimento financeiro, mais também o investimento de tempo, ou seja, vá até o fim, tenha uma qualificação, depois de formado, caso descubra que gosta de outra área, faça outra graduação que desejar.

Então, nada melhor que você leitor aproveitar essa grande oportunidade de se comunicar e começar, depois de devidamente qualificado, interagir por meio das redes sociais e buscar alocações no mercado de trabalho, ressalta-se que este mercado, também já não é mais o mesmo, atividades como serviços freelance, antes desregulamentados, ganharam seu espaço, assim como é possível viajar pelo mundo sem sair de casa, da mesma forma pode-se trabalhar sem sair de casa, e dependendo do seu nível de domínio da língua estrangeira, trabalhar em qualquer parte do mundo de forma virtual.

Busque seu desenvolvimento, não espere acontecer, vá em frente, somente quem pode mudar sua realidade é você mesmo, planeje sua vida, o que você pode fazer hoje para ter um futuro melhor, seria se qualificar? Participar de grupos sociais? Melhorar o desempenho no seu trabalho atual? Faça uma autoanálise, conseguindo ver suas dificuldades hoje, amanhã você terá novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

📩Obtenha inspiração e educação entregues em sua caixa de entrada: inscreva-se agora

Avalie esta postagem
Print Friendly, PDF & Email

Formado em Direito (UNICID) e Segurança Pública (UEA), Especialista em Direito Penal, Docência no Ensino Superior, Gestão Pública, Polícia Comunitária e Especializando em Direito Ambiental. Mestrando em Ciências do Ambiente (UFAM).