A maioria de nós somos regularmente confrontados com escolhas que podem ter um impacto sério e duradouro em nossas vidas. Além do mais, decisões mais realmente ruins – aquelas que estragam nossas vidas – são feitas impulsivamente ou sem reflexão suficiente.

Assim, a sabedoria dos conselhos mais antigos do mundo: “Pense à frente.” A máxima que nos diz para contar até três quando estamos com raiva e dez quando estamos muito zangados é projetado para evitar um comportamento tolo e impulsivo. Mas a raiva é apenas um obstáculo para boas escolhas. Outros são fadiga, frustração, impaciência e ignorância.

Podemos melhorar nossas vidas imensamente se pudermos adquirir o hábito de parar conscientemente o impulso do comportamento irrefletido. Devemos nos forçar a refletir sobre o que estamos prestes a fazer. Assim como nós ensinamos nossos filhos a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, podemos e devemos incutir o hábito de olhar em frente na tomada de decisões.

Portanto, toda boa decisão começa com uma parada. Devemos parar para classificar os fatos dos rumores, avaliar as evidências e conceber alternativas para que possamos escolher o curso de ação mais eficaz e ético. Parar de pensar antes de agir também nos permite reunir nosso poder de vontade moral para vencer as tentações.

A “parada” é uma ruptura na ação que nos permite fazer algumas perguntas cruciais que poderiam nos colocar em um caminho melhor:

“Espere, o que eu realmente quero fazer aqui?”

“Como minha decisão afetará outras pessoas?”

“Quais são minhas alternativas?”

“O que poderia dar errado?”

 

Michael Josephson

www.whatwillmatter.com

 

Equipe Alan Maiccon

A Equipe Alan Maiccon conta com a colaboração valorosa de pessoas estudiosas e dedicadas á orientação e treinamento de pessoas, provêm compartilhar historias reais com ética mostrar ao maior número o melhor lado positivo da vida que ajuda alcançar o melhor poder de seres humanos.

 

Compartilhe o amor diga-nos o que você pensa…

Avalie esta postagem
Print Friendly, PDF & Email

Alan Maiccon nasceu em Campinas, São Paulo, em 26 de outubro de 1994. Começou sua carreira de escritor aos 22 anos. Freqüentou o Ensino José Maria Matosinho e serviu no exército brasileiro durante o período 2013 – 2014. Começando uma longa carreira no mundo empresarial, fundou a Escola do Legado, e publicou a primeira obra Mudança Sem Pressão. Em 2016, lançou o primeiro de uma série de panfletos sobre autoajuda e desenvolvimento pessoal, usando linguagens de comunicação reiteradas na Programação Neurolinguística (PNL) para ilustrar suas lições. Tais livros são distribuídos em grandes editoras, empresas como Clube de Autores e Amazon, e tornaram-se familiares a milhões de pessoas, o mais famoso sendo – o Poder do legado, do titulo ao conteúdo tornou-se um clássico moderno entre os livros de auto-ajuda.